domingo, 19 de fevereiro de 2012

Vídeo mostra grávida sendo carregada por policiais, presa, na USP

Paula tem 21 anos. Está com seis meses e meio de gravidez. É estudante de cursinho vestibular. Ainda espera o resultado das demais chamadas da Fuvest. Morava, até hoje, no bloco G do Conjunto Residencial da USP, o Crusp, com o companheiro, estudante de Física. O setor em que estavam foi desocupado pela PM na manhã deste domingo, após mandado de reintegração de posse.
 
Ela foi uma das doze pessoas presas esta manhã – junto com uma jovem de 16 anos, outras quatro mulheres e seis homens. Estava sentada no chão da sala, quando se recusou a sair, presa, sem que lessem o mandado judicial, expedido pela juíza Ana Paula Sampaio de Queiroz Bandeira Lins, da 4ª Vara de Fazenda Pública.
 
- Ou você vai por bem ou vai à força – disseram.
 
Os policiais a arrastaram até uma cadeira e simplesmente a carregaram até o ônibus. Eles colocam um cobertor sobre sua barriga, à mostra. Ela retira. Eles colocam novamente - e ela igualmente retira. Estudantes divulgaram, na internet, um vídeo que mostra esse momento:




Antes de saírem do prédio, segundo Paula, os estudantes ainda achavam que seriam liberados. Por isso os colegas pediam prioridade para a gestante.
 
O mandado da juíza previa que a USP providenciasse um Conselheiro Tutelar. Não havia. Assistentes sociais, havia – mas a “assistência” a Paula ficou por conta de membros da Tropa de Choque da PM.
 

Seguem instruções da juíza sobre a ação policial, presentes no próprio mandado:

- O aparato policial disponibilizado deverá, por sua vez, ser suficiente para conferir segurança e garantir a incolumidade de todos os envolvidos na operação, sejam eles agentes do Poder Público, integrantes da comunidade universitária ou os ocupantes da área em litígio.

 

De acordo com Paula, o oficial de justiça se recusou seguidas vezes a ler o mandado de reintegração de posse. Ela foi liberada no fim da tarde, junto com os demais 10 estudantes presos no 14ª Distrito Policial – a menor foi libertada às 12h40.
 

Alceu Luís Castilho (@alceucastilho)
 

LEIA MAIS:
Adolescente de 16 anos estava entre doze presos na USP
Seis presas na USP relatam racismo, sexismo e violências policiais 
NO TWITTER:

@blogOutroBrasil
 

NO FACEBOOK:

Um comentário:

Alceu Castilho, jornalista. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.