A PM ocupou a Cracolândia nesta terça-feira. A reportagem do SPTV, da Rede Globo, legitima o higienismo. Ela começa exatamente com cenas de limpeza – caminhões de lixo, carro-pipa jogando água nas ruas e trabalhadores da limpeza urbana tirando lixo do local, no centro de São Paulo. Confira o vídeo:
http://g1.globo.com/videos/sao-paulo/sptv-1edicao/t/edicoes/v/policia-faz-operacao-em-busca-de-traficantes-e-armas-na-cracolandia/1752974/
As imagens vão ao encontro do discurso embutido nas ações da prefeitura de Gilberto Kassab (PSD) - com o aval do governo de Geraldo Alckmin (PSDB). A mentalidade higienista vem desde o século 19. Prefeitos de São Paulo e do Rio já praticavam isso na virada do século.
Por meio dessas políticas são retirados “empecilhos” diversos a uma cidade "ordenada", como moradores de rua – ou, no caso, supostos usuários de crack. A lógica por trás dessa abordagem é a de uma "cidade limpa", asseada, ordenada - acima da garantia de seres humanos saudáveis.
O padre Julio Lancelotti, da Pastoral do Povo de Rua, classificou a operação de “midiática”. Ele descreveu com ironia, em sua página no Facebook, a ação policial:
- Polícia Militar cerca a Cracolândia com 100 policiais militares, hoje, às 9 da manhã. O objetivo, estabelecer a ordem e permitir o trabalho de médicos e assistentes sociais. Até o início da tarde conseguiram um enorme resultado: dois flagrantes de tráfico, prisão de uma foragida, apreenderam duas armas de brinquedo, dez carcaças de motos e um rádio comunicador.
Lancelotti afirmou em seguida que os chefes do tráfico, “os que ganham muito com a desgraça alheia”, não estão na Cracolândia. “A Polícia precisa encontrar a folha de pagamento dos traficantes, tem muitos agentes do Estado nesta folha de pagamento”.
Alceu Luís Castilho (@alceucastilho)
NO TWITTER:
@blogOutroBrasil
NO FACEBOOK:
Outro Brasil
Um comentário:
Alceu, você não entendeu ainda! O Kassab está tentando o apoio de uma nova parcela do eleitorado: os Neo-Nazis enrustidos!
Postar um comentário