quinta-feira, 14 de junho de 2012

O prefeito Kassab, que fecha saraus, vai fechar shoppings Higienópolis e Pátio Brasil?
 
por ALCEU LUÍS CASTILHO (@alceucastilho)
 
A manchete de hoje da Folha de S. Paulo informa que, segundo uma ex-diretora da BGE, Daniela Gonzalez, as obras nos shoppings Higienópolis e Pátio Brasil, em São Paulo, foram liberadas a troco de propina. Ela fala em R$ 1,6 milhão, que teriam sido destinados ao vereador Aurélio Miguel (PR) e a Hussain Aref Saab, ex-diretor do setor de aprovação de prédios da prefeitura, o Aprov. A TV Folha contou em maio que Saab comprou 106 imóveis nos sete anos em que dirigiiu o Aprov.
 
A influência do ex-judoca Aurélio Miguel seria na Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que teria liberado as obras do shopping Pátio Paulista mesmo sem que elas cumprissem as exigências dó órgão.
 
O fato deve ser pensado à luz da “legalidade”, alegação comum entre juízes e políticos a serviço dos poderosos de plantão. Ela é invocada para questionar ocupações de sem-terra, sem-teto, estudantes. Mas não para fechar estabelecimentos que envolvam muito dinheiro.
 
A prefeitura de Gilberto Kassab (PSD) fechou recentemente três saraus. Três iniciativas culturais, na periferia e no centro. Sempre com o discurso da legalidade. Segundo o jornal Brasil de Fato, não foi somente o Sarau do Binho, na região do Campo Limpo, zona sul, a vítima da fúria “legalista” do prefeito. Esse foi apenas o caso de maior repercussão.
 
Também o bar do Carlita, na Brasilândia, zona norte, foi fechado por falta de alvará. Ele promovia o sarau Poesia na Brasa, que lançou livros de autores da periferia e promovia atividades em escolas e na Fundação Casa (ex-Febem). Outro estabelecimento fechado foi o bar Novo Lua Nova, no Bexiga, região central. A alegação? Falta de revestimento acústico. No local são realizados saraus e a Feira de Reforma Agrária do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra).
 
Por isso o blog pergunta ao valente prefeito Gilberto Kassab: o senhor vai fechar os shoppings Higienópolis e Pátio Brasil?
 
LEIA MAIS:
@blogOutroBrasil
 

NO FACEBOOK:

Nenhum comentário: