terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Que revista vai falar dos refugiados do Haiti no Acre?


Mais de 800 refugiados haitianos estão ao redor da praça central de Brasiléia, no Acre, e em um hotel da cidade. O Blog da Amazônia, do acreano Altino Machado, está dando o caso com destaque.  Luciano Martins Costa, jornalista de São Paulo, assinou com ele, nesta segunda-feira, reportagem feita no município: “Crise humanitária se instala na fronteira do Acre com a Bolívia”.

A invisibilidade da Amazônia é tamanha na grande imprensa que os autores apontam o tema como essencial. Eles contam que a “chamada grande imprensa” compareceu à cidade vizinha de Epitaciolândia, onde os primeiros grupos de refugiados foram alojados (em 2010, antes de irem para Brasiléia) no ginásio de esportes. “Mas a curiosidade jornalística foi se esvaindo conforme a situação se agravava”, relatam.


Eles dizem que a possibilidade de um colapso, “com a eclosão de uma crise humanitária de graves proporções”, aumenta a cada dia. Antes de chegarem ao Brasil, os haitianos passaram por República Dominicana, Panamá, Equador, Peru e Bolívia – e só no Acre tiveram uma acolhida. Entre os 800 refugiados,300 estão em hotel com capacidade para 80 pessoas.


“Uma ação da Organização dos Estados Americanos, sempre bem relacionada com a Sociedade Interamericana de Imprensa, poderia inibir o tratamento criminoso que os migrantes recebem de autoridades corruptas na Bolívia”, escrevem os dois jornalistas.
  “Uma reportagem numa revista de circulação nacional poderia sensibilizar os organismos multilaterais para aliviar o sofrimento dos refugiados”.

SENADOR COBRA GOVERNO FEDERAL


O senador Anibal Diniz (PT-AC) pronunciou-se ontem sobre o caso no plenário do Senado. Ele leu, na íntegra, a reportagem de Costa e Machado. Diniz cobrou o governo federal:


- Infelizmente, até o momento, o governo federal não se manifestou a respeito. Só o governo do Acre tem feito esforços no sentido de garantir alimentação e hospedagem para esses haitianos todos os dias, mas os recursos são finitos.


Segundo o blog do Altino Machado
, o senador cobrou posicionamento do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério da Defesa, do Ministério da Justiça, da Secretaria de Relações Institucionais do Governo e da Secretaria de Direitos Humanos.

- Esperamos que haja, urgentemente, uma reunião interministerial para tratar desse problema, porque, verdadeiramente, até agora, o governo federal não se manifestou a respeito. É como se o problema não estivesse acontecendo.


REPERCUSSÃO

O jornal britânico The Guardian repercutiu nesta terça-feira a história dos refugiados, na reportagem "Brazil warns of humanitarian crisis as Haitians arrive in their thousands".


Alceu Luís Castilho
(
@alceucastilho)


NO TWITTER:
NO FACEBOOK:

2 comentários:

Chi Qo disse...

Curioso você falar de Brasiléia! Anteontem uma amiga nos contava que trabalhou lá há algum tempo e essa cidade no passado já se chamou Brasília!!! Seria homônima da Capital Federal e foi obrigada a mudar de nome, chamando-se "Brasiléia".
Talvez os pobres Haitianos, com sua pronúncia afrancesada tenham pedido para ir a "Brasilèah", ao invés de BrazÍlia.
Mas, nessas horas... Cadê o Itamarati? Não basta cuidar dos nossos que estão fora, mas é preciso cuidar dos outros que estão pedindo ajuda AQUI!!!

Alceu Castilho, jornalista. disse...

boa pergunta, Chico!

Vale seguir os blogs do Altino Machado, que é quem está lá perto.

abraço,
Alceu Castilho