quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Sem-teto relatam intimidação policial na Ocupação Pinheirinho, a “maior do Brasil”

por ALCEU LUÍS CASTILHO (@alceucastilho)

O Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) aguarda com apreensão – a qualquer momento - uma megaoperação de desocupação do terreno ocupado por 2 mil famílias em São José dos Campos.

Nesta quarta-feira o MTST publicou um manifesto onde relata um processo de “intimidação” por parte da polícia, iniciado na quinta-feira, dia 5 de janeiro. Segundo o movimento, os moradores da Comunidade do Pinheirinho foram surpreendidos pelos policiais por volta das 5h30:

- Uma mega operação policial foi implementada, deixando a todos perplexos. Com a justificativa de que buscavam apreender drogas, armamentos e possíveis foragidos da justiça, a polícia impõe o pânico na comunidade.

A Ocupação Pinheirinho é considerada a maior ocupação organizada de sem-teto do País. Em entrevista ao blog, em dezembro, o porta-voz Valdir Martins disse que haverá resistência e previu o “conflito do século” no município paulista.

O MTST diz que os moradores vivem um clima de pânico desde que uma juíza determinou a reintegração de posse à massa falida da Selecta. A empresa pertence ao megaespeculador Imobiliário, Naji Nahas. Ela tem somente um credor: a prefeitura de São José dos Campos.

- É no mínimo estranha a decisão da juíza, já que a legalização da comunidade e a transformação do local em um bairro estavam encaminhadas e bem avançadas junto aos órgãos competentes, afinal cerca de duas mil famílias moram ali já há oito anos – afirma o MTST em seu site.

Os sem-teto exigem do governo Geraldo Alckmin que não autorize a desocupação, para evitar uma tragédia.

O PSTU também divulgou nota alertando para a iminência da desocupação. “Prefeitura do PSDB prepara banho de sangue em São José dos Campos”, noticia o partido trotskista. “É a crônica de uma tragédia anunciada, cujo resultado será contado em número de mortos”, veicula o PSTU.

Valdir Martins, o Marrom, disse em dezembro ao blog Outro Brasil que se houver desocupação “vai ter sangue por sangue". Ele contou que o nível de organização dos sem-teto é similar ao de um soviet. “Não tem condição de retroceder. Estamos muito preparados para reagir. E o governo sabe disso”.

LEIA MAIS:
Sem-teto temem o “conflito do século” em São José dos Campos
A madame na calçada e os sem-teto na Paulista


NO TWITTER:
@blogOutroBrasil

NO FACEBOOK:
Outro Brasil

Nenhum comentário: