terça-feira, 15 de maio de 2012

Quem matou o índio macuxi Aldo Mota? No dia 17, o julgamento de Chico Tripa
 
por ALCEU LUÍS CASTILHO (@alceucastilho)
 
O Conselho Indigenista Missionário informa que Aldo da Silva Mota – índio da etnia Macuxi -  desapareceu no dia 2 de janeiro de 2003, após receber um recado do capataz da Fazenda Retiro. A fazenda ficava na Raposa Serra do Sol, terra indígena em Roraima homologada em 2005 pelo governo federal.
 
As terras "pertenciam" ao ex-vereador Francisco das Chagas de Oliveira, conhecido como Chico Tripa. O capataz pediu que Aldo fosse buscar um bezerro de sua aldeia naquela fazenda. “Foi e não voltou", resume o Cimi.

(Coloco entre aspas o "pertenciam" porque, como em boa parte da Amazônia, na Serra do Sol se tratavam de terras da União).

O julgamento de Chico Tripa e de mais dois acusados será nesta quinta-feira, dia 17, às 9 horas, em Boa Vista.
 
Repercuto a notícia perguntando-me que veículo de alcance nacional irá divulgar o julgamento. Nem cogito que alguém mande um repórter para Boa Vista – o que seria muito  bem-vindo. Mas algum portal ou grande jornal se interessará pela história de nosso Aldo?
 
(O italiano Aldo Moro foi morto em 1978 pelas Brigadas Vermelhas. O crime repercute internacionalmente até hoje.)
 
O mais provável é que o julgamento de Aldo da Silva Mota não tenha um centésimo (para não dizer um milésimo) da repercussão dos julgamentos do seringueiro Chico Mendes - morto em 1988 - e da missionária Dorothy Stang - executada em 2005.
 
Refiro-me a dois dos únicos nomes, entre centenas de pessoas assassinadas por fazendeiros nos últimos anos, que motivaram alguma cobertura da grande imprensa – e nem acho que ela tenha sido lá essas coisas.
 
Catorze pessoas já morreram em 2012 em decorrência de conflitos no campo, informa a Comissão Pastoral da Terra. Ou seja, os fazendeiros “solucionaram” os conflitos assassinando os camponeses – ou suas lideranças.
 
No caso de Aldo da Silva Mota, o corpo foi encontrado numa vala rasa, exposto aos urubus. O IML de Boa Vista atestou inicialmente “morte natural”.
 
Um dos acusados pelo crime é esse ex-vereador, que atende pela alcunha de Chico Tripa. Tivemos outro Chico em São Paulo, o Chico Picadinho. Era um serial killer, um Maníaco do Parque dos anos 70. Os crimes de ambos tiveram vasta cobertura da imprensa.
 
Os assassinatos em série no campo não motivam as mesmas linhas nos jornais. Indígenas, quilombolas, posseiros, sem-terra seguem sendo executados - pelos latifundiários e pelo silêncio da mídia.
 
NO TWITTER:
@blogOutroBrasil
 

NO FACEBOOK:

Nenhum comentário: