terça-feira, 29 de maio de 2012

Prendeu três bandidos? “Pede música.” Uma iniciativa do Brasil Urgente, da Band
 
O vídeo está no YouTube. Data do dia 18 de abril. Um policial do 34º Batalhão da Polícia Militar de Belo Horizonte aparece sorridente. Acabara de prender “mais três bandidos”. Pelo critério do Brasil Urgente, da Band Minas, ele ganha o direito de pedir uma música. Como se tivesse feito três gols, na linha adotada pelo Fantástico, da Rede Globo. O PM pede “Iron Man”, um clássico do Black Sabbath.
 
O clima entre policiais e repórteres é festivo. Como se fossem todos uns artilheiros. O locutor chamado Maracanã dança - de modo grotesco - enquanto a câmera mostra os suspeitos:


Maracanã diz: “Cadeia para esse povo é a melhor coisa do mundo”. E pede “Cadeiol” para os acusados. “Você não pode comprar um carrinho melhor que tem ladrão de olho”, reclama o apresentador.

LIMPEZA SOCIAL E HUMILHAÇÃO

O Brasil é um país que prende suspeitos como forma de limpeza social. A Agência Brasil divulgou nesta terça-feira informações preliminares de um relatório feito pela Pastoral Carcerária Nacional e pelo Instituto Terra, Trabalho e Cidadania, relativo ao estado de São Paulo.
 
As duas organizações dizem que a prisão provisória tem sido utilizada como “instrumento político de gestão populacional”. Entre 174 mil detidos “provisoriamente”, 57,7 mil ainda não foram julgados. Entre eles estão usuários de drogas e moradores de rua da capital paulista.
 
O vídeo da Band Minas aparece na internet em um momento que se discute a ética da Band, por conta de um caso ocorrido em Salvador. A repórter Mirella Cunha humilha um entrevistado – suspeito de estupro - porque ele não sabe pronunciar a palavra “próstata”. A Band disse em nota que isso não representava a posição da emissora. Nada mais falso.

Alceu Luís Castilho (@alceucastilho)
 

LEIA MAIS:
@blogOutroBrasil
 

NO FACEBOOK:

Nenhum comentário: